21.3.08

Fases do Projecto


Produção artística / Exposições em Portugal e na Alemanha

Inicia-se o período de criação em residência, em Schanzenhof, Helsen.
O tempo de produção foi de 25 dias, durante os quais o artista esteve inserido nas tarefas diárias da quinta que conjugou com o trabalho artístico.

A hipótese de mostrar o trabalho após cada residência é um dos pontos essenciais de cada projecto de residência.
As exposições são, como sempre, realizadas fora do circuito comercial de galerias.

Visita à Documenta 07 de Kassel Documenta XII

Mundialmente conhecida como a mais importante exposição de arte contemporânea. Este ano a direcção artística é da responsabilidade do curador alemão Roger M. Buergel. Esta mostra é apresentada em diversos espaços da cidade, dando a conhecer a criação artística actual, em diferentes media, de artistas provenientes de geografias muito diversas. O facto do local de residência se situar somente a 70 km de Kassel, permitiu ao artista enriquecer o seu período de residência com uma visita de estudo às várias exposições. A visita decorreu nos dias 14, 15 e 16 de Agosto. O ingresso de acesso à exposição foi suportado através de um apoio da Fundação Luso-Alemã.

Reutilização de diversos materiais

No seguimento de uma perspectiva de reutilização e preservação do ambiente e dos recursos naturais, o artista procedeu a uma verdadeira reciclagem de materiais: através de uma mini-campanha levada a cabo no bairro de Hans-Leistikowstr (Dokumenta Urbana), foi pedido à população local que entregasse tintas, diluentes, solventes ou qualquer tipo de material de pintura de que não necessitassem. Esses materiais foram posteriormente tratados e transformados – actualizados, no fundo, através dos trabalhos desenvolvidos pelo artista no período de produção, ganhando assim todo um novo ciclo de vida.

Sem comentários: